A lenda da pérola no casamento

>> terça-feira, 13 de abril de 2010

Menos de uma hora depois da publicação do post sobre meus brincos de casamento, já recebi 1 comentário no blog e 4 emails perguntando sobre a lenda que envolve as pérolas e o casamento. Então, vamos explicar:

A pérola é produzida dentro de ostras, e no início, nada mais é do que um corpo estranho que invade o seu organismo. Pode ser um grão de areia, alguma sujeira do mar, ou várias outras coisas. Um cisco nos seus olhos incomoda, não é? Pois é... um corpo estranho dentro de uma ostra também incomoda! Então, como ela não tem meios para expeli-lo, aos poucos vai envolvendo esse corpo estranho com uma substância produzida por ela, como uma maneira de evitar que aquele invasor a incomode, até que ele se transforma na pérola.

Pela maneira com ela se forma, alguns superticiosos acreditam que a pérola no casamento pode representar a atração de todos tipos de coisas - boas ou ruins - para vida do casal. Porém, como na vida de um casal sempre vai haver momentos bons e ruins, e a maneira como eles lidam com esses momentos juntos é que vai fazer o casamento ter sucesso, ou não, prefiro acreditar que a pérola - um "cisco" transformado num material orgânico raro, valioso e lindíssimo - representa a paciência e a capacidade de adaptação que um casal deve ter para transformar qualquer impecilho na formação de um casal unido, companheiro e maduro, disposto a tudo para manter o amor vivo.

Por isso, eu digo SIM às pérolas no casamento.

19 comentários:

Camilla Cândido 13 de abril de 2010 às 16:51  

*.* Que texto mais lindo! Acho que você tem toda razão, além de supestição ter limite (se é que procede) devemos querer mesmo que existam momentos bons e ruins na vida do casal. Vá em frente com seus bricos de pérola chiquérrimos!

Manu Andrade 13 de abril de 2010 às 17:01  

Mi,

todos os casamentos que fui aqui as noivas usavam um cordao de perolas da familia, minha sogra mesmo ofereceu o dela p/ o meu casamento italiano mas como nao combinava nao usei. Por curiosidade dei uma pesquisada e por aqui algumas pessoas dizem que perolas trazem lagrimas e a noiva nao deve usar perolas presenteadas, ela teria que comprar ou pegar emprestado, em alguns lugares diziam que se alguem te der um cordao de perolas para o casamento vc tem que compra-lo, pagando simbolicamente uma moedinha de 1 centavo.

Pode ate ser pq eu nao sou superticiosa mas é um pouco demais, neh, com certeza nao serao lindos brincos de perolas a estragar ou complicar alguma coisa na vida de vcs!


;)

Jackeline Mota 13 de abril de 2010 às 17:08  

Ih, eu tb! Vou usar várias! Acho lindo =o)
E tb achie lindo o texto!
bjs,

Michele Navega 13 de abril de 2010 às 17:22  

Tamém acho tudo iss uma grande bobagem. O mesmo dizem sobre perfumes, Manu. Que o namorado jamais deve presentear a namorada com um perfume, pois à medida que o perfume vai acabando, o amor vai também. O "certo" seria dar uma moeda em troca, como se estivesse comprando dele. Ninguém merece, né? Então, isso quer dizer que eu não posso usar meu Chanel nº 5?Hahaha... sinto muito!

Jane 13 de abril de 2010 às 18:08  

Isso foi das coisas mais lindaas que ja li sobre perolas na vida!

Marina de Abreu 13 de abril de 2010 às 18:24  

É isso aí!!! Que os casais sejam como ostras e transformem os problemas em lindas pérolas!

Ju 13 de abril de 2010 às 22:28  

Me too!

;)

Dani Garavello 15 de abril de 2010 às 00:15  

Arrasou!!!
Viva a pérola no casamento, né?
Se pensar que vai atrair só coisas boas, é assim que vai ser!
Menina sábia...
Beijo.

Tati 15 de abril de 2010 às 15:49  

Adorei a explicação... e tb acho que pérolas podem e devem ser usadas nos casórios... são lindas...
Vem conhecer meu blog: www.noivinhaneurotika.blogspot.com
Estarei te seguindo...
Bjus

Anna Deise Lopes 15 de abril de 2010 às 20:00  

Ai q texto lindoooo, Mi!
Claro que pérolas podem e devem ser usadas!!!! :P

Biana França 15 de abril de 2010 às 20:04  

Pérolas são lindas e o que vc disse no seu texto foi ótimo. Quando comecei a ler o texto lembrei (como vc disse) do que dizem sobre os perfumes.Bobagem!!!
Bjusss

Gabriela 16 de abril de 2010 às 18:08  

Gente, mas o layout desse blog tá lindo!

Fernanda Soriano 17 de abril de 2010 às 17:42  

Diga sim mesmo...uma amiga minha entrou na igreja carregando junto com o buquê um terço de pérolas gigantescas...(da avó dela)...-pausa- depois da cerimônia, ela desceu do altar, entregou o terço para a avó, que estava sentada no primeiro banco da igreja, deu um beijo na testa dela e subiu novamente ao altar pra daí descer com o noivo e sair da igreja, eu achei muito lindo - despausa - enfim, eles estão juntos a um tempo, felizes, com uma vida próspera que pérola nenhuma colocou defeito, então, sim às pérolas mesmo!!!

Marcelo e Marilia 20 de abril de 2010 às 15:54  

Oieee.. eu tinha comentado no blog Noiva Neurotika sobre nao gostar de perolas e tal.. mas vi seu comentario e resolvi ver uma segunda opiniao, e realmente é linda... mto mais do que tudo que tinha ouvid contra... volto a ser totalmente a FAVOR dessas pequenas joias... obrigada pelo post... beijos, marilia

Priscila Gamino 20 de abril de 2010 às 23:32  

Olá, faço terços para noivas, caso tenha interesse me mande um e-mail:priscilagam@yahoo.com.br...

A propósito, o seu blog é muito fofo!

Bjos

Priscila

Waleska 22 de abril de 2010 às 15:26  

Eu usei várias....
Tinha perolas no terço, nos brincos, na grinalda. Adorooooo

Silvia e Roberto 24 de abril de 2010 às 01:59  

Adorei a lenda e adorei a sua interpretação. No meu casamento, usarei lindos brincos de pérolas que meu noivo me deu no nosso segundo Natal juntos.
Beijos!

Silvia e Roberto 24 de novembro de 2010 às 02:07  

Adorei a lenda e adorei a sua interpretação. No meu casamento, usarei lindos brincos de pérolas que meu noivo me deu no nosso segundo Natal juntos.
Beijos!

Jackeline Mota 24 de novembro de 2010 às 02:07  

Ih, eu tb! Vou usar várias! Acho lindo =o)
E tb achie lindo o texto!
bjs,

Noivas Online