Roupa suja se lava em casa

>> sexta-feira, 22 de julho de 2011


Certa vez uma amiga veio comentar comigo abismada, "nossa, nunca vi você e o Rafael discutindo", como se isso fosse uma coisa admirável. Pode até ser, mas não deveria. As pessoas deveriam se dar mais o direito de preservar sua intimidade. Já diz o ditado, roupa suja se lava em casa.

Por pensarmos assim, algumas pessoas tem a ideia errada de que o nosso casamento é perfeito. Desculpe desapontar, mas não somos perfeitos e estamos longe de ser. Nem sempre concordamos com tudo o que o outro pensa ou faz, mas não achamos que isso seja uma coisa ruim. Fomos criados de maneiras diferentes, por pessoas diferentes, com suas próprias visões das coisas. Portanto, é absolutamente normal que cada um tenha desenvolvido sua própria maneira de ver a vida, e não nos achamos no direito de forçar o outro a pensar como pensamos. O que fazemos é aproveitar os momentos de discordância pra tentar ver as coisas pela ótica do outro. Talvez esse seja o grande desafio de dividir a vida com alguém. E, acreditem, muitas vezes percebemos que nem sempre a nossa maneira de pensar é a mais correta.  Isso nos enriquece não só como casal, mas como pessoas, porque sempre é possível mudar para melhor.

Manter um casamento demanda um esforço diário, muitas vezes cansativo, mas imprescindível para quem deseja construir um relacionamento sólido, tijolo por tijolo, que vá além do dia da festa. E a gente encara com muito prazer, sem nunca abrir mão de que todos os nossos problemas sejam resolvidos apenas entre nós dois. Por respeito ao outro, à nossa história e, porque não, por respeito às pessoas ao nosso redor? Porque não existe nada mais desagradável do que forçar as pessoas a presenciar uma discussão de casal. É triste, indelicado e grosseiro.
O fato de não discutirmos na frente de outras pessoas não quer dizer, absolutamente, que sejamos um casal perfeito, que não discute nunca. Somos um casal normal, com todos os problemas inerentes ao fato de que não existe um manual que ensine a construir (e manter) um relacionamento feliz e saudável. Ninguém nunca nos viu discutir, realmente, pelo simples fato que nossos problemas são nossos, de mais ninguém. E se um dia alguém chegar a ver, é sinal de que tem alguma coisa muito errada nesse relacionamento, e talvez seja a hora de parar e pensar se estamos no caminho certo.

Uma coisa que nos deixa muito chocados é quando percebemos casais na mesma etapa da vida que nós estamos, que lavam suas roupas sujas na frente de qualquer pessoa. Como leitora assídua de blogs de noivas, já tive o desprazer de me deparar com posts lamentáveis, criticando a família do noivo, por exemplo. E eu fico pensando, como alguém tem a coragem de escrever um blog para criticar abertamente a família da pessoa com quem vai se casar em breve? Como pode uma pessoa expôr tanto as fraquezas da pessoa que ela diz amar, sem se preocupar se isso vai magoar à ele, ou as pessoas mais importantes da vida dele? Porque, não se engane, salvo alguns casos raríssimos, você nunca será mais importante na vida dele do que a sua sogra, por exemplo. Ela deu a vida à ele, criou, esteve presente nos momentos mais difíceis, quando você ainda nem sonhava em aparecer. A verdade é essa. O jeito é entender isso de uma vez por todas, se colocar no seu quadrado e aprender a viver com o fato de que você não é, nem pode ser, o centro da vida dele. O que te ajuda a evitar um dos maiores erros dos relacionamentos, na minha opinião: projetar no outro toda a responsabilidade pela sua felicidade. Isso não existe. A única pessoa responsável por te fazer feliz é você.

Apesar de escrever um blog contando detalhes do dia do nosso casamento, um momento tão íntimo das nossas vidas, fazemos muita questão de preservar a parte mais importante do nosso relacionamento: a nossa intimidade. Jamais você lerá nesse blog qualquer comentário que possa envergonhar, magoar ou desrespeitar meu marido ou a família dele, da mesma maneira que nossos amigos jamais assistiram ou assistirão uma cena de discussão entre nós dois. Isso é básico, trata-se de respeitar o outro. E nenhum relacionamento no mundo sobrevive sem respeito.

Não deveria ser admirável. Deveria ser básico.

8 comentários:

Bem casados 22 de julho de 2011 às 18:31  

Falou e disse!

Concordo!

Carolina Frigério 25 de julho de 2011 às 21:20  

Oie! Primeiramente, parabéns pelo blog! As fotos do seu casamento são lindas! Inclusive adorei as fotos dos docinhos e fui atrás de um dos fornecedores, a beliskets! Gostei bastante das tarteletes! Vc recomenda? Tiveram boa saída no dia?? Ah... tb resolvi fazer um blog para contar os detalhes: casoriomaisape.blogspot.com  dá uma passadinha lá!

Michele Navega 25 de julho de 2011 às 21:47  

Oi Carolina! Obrigada!
Recomendo muito a Beliskets! Tanto as tarteletes quanto os brownies fizeram
o maior sucesso!
Beijos

Em 25 de julho de 2011 21:20, Disqus
<>escreveu:

Scheila Jacobs 26 de julho de 2011 às 12:04  

Oi flor.
Que lindo seu casamento adorei tudo, ficou realmente lindo. Acho que o mais importante é o amor estampado no rosto dos noivos. Isso sim é o mais lindo de tudo. Me emocionei vendo os votos.
Já estou te seguindo para ficar por dentro de tudo.
Bjokas ^_^.
apedossonhos.blogspot.com

Marina Mendes 26 de julho de 2011 às 17:55  

Oi, Michele! Adoro ler o seus blogs e esse post é perfeito!
Disse tudo: a intimidade do casal deve ser preservada sempre. Meu noivo e eu também não discutimos nada na frente de quem quer que seja. E parece que a gente fica ainda mais unido por isso =)

Beijos,
Marina

Joanabarbosanit 4 de agosto de 2011 às 18:25  

Michele,  sou fã desse blog!! Adorei e concordo c tudo q vc escreveu.....escreva mais e sempre!! beijos e felicidadades!

Revedovato 23 de agosto de 2011 às 15:52  

Terminei há pouco tempo um relacionamento de 8 anos e quando acabou o que mais ouvi foi "Mas vocês eram um casal perfeito!", justamente porque nossas diferenças eram resolvidas em casa e ninguém jamais soube dos nossos problemas. Concordo plenamente com você!

Tati 28 de setembro de 2012 às 15:46  

Oi Michele!!Concordo plenamento com teu post...até veio bem a calhar porq temos presenciado alguma discuções d casal e é muito desagradável,ficamos muito constrangidos...acho mesmo muita falta de respeito...Vc me permite copiar seu texto?Bjs,adoro seu blog

Noivas Online