O parto do álbum de casamento

>> quinta-feira, 10 de novembro de 2011


E eis que um ano e dois meses depois do grande dia, finalmente, conseguimos escolher as fotos do álbum de casamento! 

Serei muito sincera com vocês: não foi fácil

Escolher 100, entre mais de 1500 fotos, foi alguma coisa entre um parto normal e um tratamento de canal, sem anestesia. Mas, se fazia necessário, né? Todo mundo pergunta sobre esse álbum e a gente fica com cara de pastel a cada vez que responde, "poxa, ainda não conseguimos escolher as fotos..."

Há duas semanas uma das tias do Rafa me mandou tomar vergonha na minha cara, sentar e escolher as benditas de uma vez. Fiquei com vergonha, puxei o marido pelo braço e avisei que a gente não sairia de casa por um fim de semana inteiro, até que as 100 fotos do álbum panorâmico and as 200 do álbum de provas estivessem escolhidas! Levamos o desafio à sério, quase rolou divórcio (brincadeira, gente! rs), mas escolhemos todas!

Mas, vamos lá, por que eu estou falando nisso? Por duas razões:

1- Já disse, é uma vergonha, é inconcebível que uma pessoa case e mais de um ano depois do casamento ainda não tenha escolhido as fotos do álbum! Pessoas, é o álbum de casamento! A maior lembrança que você vai ter daquele dia! Que vai mostrar pros filhos, netos e bisnetos! De verdade, me sinto assim ridícula. Depois que finalmente tomei vergonha na cara, como a dona Gláucia sugeriu que eu fizesse passei momentos lindos com o marido, revendo todas as fotos e revivendo aquele dia, enquanto definíamos as nossas prediletas. Foi muito bom lembrar os momentos de cada foto, rever pessoas que não encontramos desde o casamento, definir quais delas e que momentos iriam pro álbum (seria lindo poder colocar tudo, mas nem rola, infelizmente), o máximo!  Como é que eu "evitei" tanto passar por isso? Eu realmente devo ter problemas...

2- Tem uma questão delicada que envolve essa demora. Talvez, na posição de noiva, a maioria nem pense nisso. Não por maldade, I hope, mas porque realmente não passa pela cabeça da gente, que é: seu fotógrafo te passou um orçamento, sei lá, há 2 anos, quando você estava começando a planejar seu casamento e correndo contra o tempo pra chegar na frente e conseguir contratar o profissional que tanto queria. Naquela época a produção do álbum tinha um valor e, hoje, provavelmente, esse valor já mudou, aumentou. E acredite, esse aumento não depende da vontade dele. Claro que ele deve ter contado com um certo atraso da sua parte pra escolher as fotos. Mas, vamos combinar que um, dois, três anos, é atraso demais? Olha o absurdo que seria se, na hora de definir o preço, ele tivesse que levar em conta que você pode postergar essa escolha por 4 anos.

Eu considero gentil, já que a responsabilidade pelo atraso foi sua, que você converse com ele sobre isso, pergunte se houve alteração no valor e peça que ele repasse isso pra você. Pode ser até que ele nem repasse (apesar de eu, pessoalmente, achar muito justo que ele o faça), mas não é legal saber que uma pessoa que trabalhou tanto no seu casamento - e, principalmente, depois! - que deu o melhor dela pra que você tivesse fotos lindas desse dia tão importante, termine o trabalho com um prejuízo. Não é justo, né? 

Então, esse post é pra te pedir, encarecidamente, que não siga o nosso exemplo! Não leve tanto tempo pra definir o álbum! A Aline ainda nos ama porque é iluminada, mas imagina se não fosse? rs
Casou, recebeu o CD do fotógrafo? Então, senta, foca e escolhe logo essas fotos! Eu sei, eu sei, é complicaaaaado... Mas, pensa só, vai ser super legal receber aquele álbum lindão, pesadão, que vai ser sua melhor arma pra encher o saco de todo mundo, em todas as festas de família! :-)

P.S.: depois conto o critério que usamos pra definir o nosso, e falo também sobre a SUPER ajuda que a D.Aline nos deu em mais esse quesito. Aquela linda do meu coração.

17 comentários:

Tarciane 11 de novembro de 2011 08:28  

Era escolher ou escolher, né flor.
Que bom que chegaram as 100 fotos!

Jaqueline gomes 11 de novembro de 2011 12:45  

pensei que esse problema tinha acontecido só comigo,, demorei um ano e meio pra escolher as fotos sem falar no povo cobrando...mas o resultado foi lindo, me emociono  sempre que vejo, bjos

Celina Matoso Bolos 14 de novembro de 2011 17:00  

adorei conhecer seu blog , ler sua opinião , alias acho tão legal as noivas colocarem o que acham , isso ajuda muito , nas escolhas . quero te desejar felicidade

blog 22 de novembro de 2011 22:22  

Oi Michele! 
Estamos lançando um bazar no blog. Caso tenha algo para vender do seu casamento, nos escreva. A divulgação é gratuita.Mais informações lá no blog: http://blogcasadinhos.blogspot.comBeijos!

Nanda 23 de novembro de 2011 09:45  

tomei como um conselho pessoal. Já tem 4 meses e nada de eu tomar vergonha na cara :/

Dicas Femininas 28 de novembro de 2011 14:54  

Olá flor passando pra conhece seu blog , e adorei tudo vc esta de parabéns estou seguindo vou adora ter vc no meu blog beijos flor..

http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

umamulherbemvestida 29 de novembro de 2011 13:09  

Oie,vim conhecer seu Blog,amei seu cantinho e já estou super seguindo!
Parabêns pelo Blog e muito sucesso pra ti!

Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda,sinta-se em casa!
Beijinhos no core e te espero por lá! :)

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

Larissa Benvindo Nascimento 1 de dezembro de 2011 19:14  

Nossa, primeira vez que passo no seu blog e me identifiquei demais com seu post (e quero saber como vc fez pra escolher!). Casei há seis meses e recebi 10 mil fotos pra escolher 100 (o parto da escolha tá muito mais complicado)! Beijos e que bom que vc conseguiu :)

Meninanoiva1 18 de dezembro de 2011 17:11  

olá !! adorei o blog e estou seguindo, segue o meu tb ? beijos

Amanda 28 de dezembro de 2011 16:07  

Nossaaa! Michele, que blog mais fofo!! Vc tbm parece ser uma fofa, né? rsrs Amei tudo! Parabéns! Tava linda de noiva! Eu me caso em setembro de 2012 e já tô imaginando o quanto deve ser difícil escolher as fotos... mas não quero sofrer por antecipação! Tô te seguindo! Se quiser me seguir também, é: amandavaicasar.blogspot.com
Beijos!

Bessa_leite 3 de fevereiro de 2012 23:16  

Meus parabéns! Gostei muito do seu blog. Que o Senhor Jesus
Cristo te abençoe, abundantemente.


 


Visite o meu blog e me adicione ao seu. Vamos fazer uma
parceria. Aguardo sua confirmação.


 


Acesse: http://iijesuseocaminho.blogspot.com


 


Abraços.

Caroline Krebs 7 de fevereiro de 2012 06:20  

Cheguei atrasada por aqui.... mas acabo de ler, ver e sentir todo o seu blog (e seu amor)! =*

Julia 16 de fevereiro de 2012 17:18  

Ufa, terminei! rs Acabei de ler seu blog inteirinho, de ponta a ponta, ouvi todas as músicas, assisti a todos os vídeos e li todos os comentários! Que história mais linda! Que amor mais lindo entre vocês dois!

Diferente das outras leitoras não vou me casar, porque além de não ter com quem não tenho muita vida pra isso! rs Mas mesmo só tendo 19, fiquei com uma invejinha branca da sua história de amor e de todo o seu casamento!Espero um dia ter um casamento tão feliz encontrar meu Rafa por aí. rsSe você conseguiu passar tanta coisa desse amor através das palavras, fico aqui imaginando quão intenso isso deve ser ao vivo! Muitas felicidades pra vocês!beijos

Sabrinacolares 19 de março de 2012 19:58  

Michele, seu blog é demais, você é sensível e escreve muito bem! Me caso em agosto, e todas as vezes que estou cansada e quase desistindo, passo por aqui! Quando vier à BH..dê um alô que aqui tem coisas e lugares lindos que são sua cara!

Camilla 2 de abril de 2012 08:48  

Olá! Acompanhei seu blog ano passado inteiro! Adoro! Tenho saudade de ler seus posts ...

Michele Navega 2 de abril de 2012 12:41  

*Oi Camilla, obrigada!*
*Continuo blogando no www.michelenavega.blogspot.com*
*Bjs!*
*
*

Bianca 28 de abril de 2014 21:31  

Capas de celular com foto na sua festa.

É um serviço novo e que anda fazendo muito sucesso.

Nosso fotógrafo tirará foto dos convidados e enviará automaticamente a uma equipe que irá personalizar as capas e no final da festa elas serão entregues.

www.facebook.com/flashbii?fref=ts

www.faellibi.com.br

Noivas Online