Sobre bons e maus profissionais

>> terça-feira, 7 de julho de 2009

Sabe aqueles possíveis fornecedores que você teve o maior trabalho em pesquisar, pegar referências, mandou um e-mail bem explicadinho pedindo orçamento, pra que eles saibam exatamente o que você espera do trabalho deles para o seu casório, e eles te respondem com um e-mail gélido, ou simplesmente ignoram a sua mensagem totalmente? Pois é, eles estão me tirando do sério!!!

Como estou um tanto quanto mal-humorada hoje, levantei da cama com vontade de chutar o pau da barraca e dar nomes à todos os bois! Mas, como também sou uma mulher muito educada - arrogante e bem pouco tolerante, às vezes. Mas, definitivamente, educada na maior parte do tempo -, resolvi que a melhor vingança não seria fazer propaganda para tais pessoas, mesmo que negativa.
Ao invés disso, bem mais elegante seria listar os bons contatos que fiz até agora. Pessoas que tem, ou não a minha data disponível, que já fechei contrato ou não, mas que sobretudo, e desde sempre, foram super educadas, solícitas e profissionais.
Pessoas com as quais, mesmo que não fossem tão boas (o que, definitivamente, não é o caso de nenhuma delas), valeria à pena correr o risco, somente pela atenção, carinho e entusiasmo que dedicam à nós, noivas.

Porque, afinal de contas, esse é um dos dias mais importantes das nossas vidas. E todas nós queremos que os profissionais que irão trabalhar conosco para tornar este dia um momento tão inesquecível quanto possível, se demonstrem quase tão empolgados e comprometidos quanto nós.

Então, se algum fornecedor/prestador de serviços não consegue fazer esse papel, acho, sinceramente, que deveriam mudar de área. Porque o evento CASAMENTO não é pra vocês! Falou?

Por isso, segue a lista dos contatos que valem à pena, e o porquê:

- Sonia Leote (Casa de Santa Teresa): Tirando o fato de que o local é deslumbrante – e quanto à isso não resta a menor dúvida -, a Sonia é sempre muito solícita e carinhosa. Não tem o perfil que eu procuro numa cerimonialista (trabalho que ela também desenvolve), mas isso é somente uma questão de gosto. Conheço pelo menos duas noivas que a contrataram para esse serviço e só tem elogios em relação ao seu desempenho.
- Ana Leote (Dec & Art Decorações): Também não faz meu estilo como decoradora - o que de jeito nenhum quer dizer que não seja boa – mas, sem que eu pedisse e sem que demonstrasse nenhum interesse de contratá-la, me mandou fotos de várias opções de mobiliário para a festa com orçamento! Fofa.

- Carolina Cattan (Fotógrafa): Como já li por aí algumas pessoas reclamando sobre o atendimento dela, devo dizer que à princípio, o fato de ter que resolver tudo com a secretária sem nunca falar diretamente com a Carolina, também me deixou um pouco com o pé atrás. Mas, conversando pessoalmente – e ela me recebeu num sábado, dia que não abre o estúdio porque obviamente tem muito trabalho à fazer, só para que o noivo pudesse participar da reunião -, a gente vê que é uma pessoa muito bacana e aberta à negociações. Me deu dicas muito boas, inclusive sobre vídeo e entendeu perfeitamente o que é e o que não é importante pra mim. Definitivamente, nos deixou com a impressão de que faz o trabalho dela de maneira impecável.

- Renata Xavier (Fotógrafa): Não tem a minha data (nem a primeira, nem a nova), mas mesmo assim me deu altas dicas e contatos de outros bons profissionais, sem que eu pedisse.

- Barriga de Freira (doces conventuais portugueses): Fofíssimos, me surpreenderam com um motorista na minha porta com uma caixinha linda de degustação, muito bem apresentada e acompanhada de um cartãozinho lindo, escrito à mão. No mesmo dia me telefonaram perguntando se eu havia recebido, e dois dias depois me mandaram um e-mail perguntando o que achei do mimo e se tinha alguma coisa que eu achava que podia ser melhorada. Enfim, carinho e dedicação.

- Renata Borges (Petit Tresor): Fiz uma lista imensa dos itens de lembranças que gostei no site e pedi orçamento. Ela me fez um questionário sobre como seria a festa, qual o estilo, o que combina comigo, o que não, enfim. Me mandou um e-mail fofíssimo elogiando minhas idéias – inclusive contanto detalhes sobre a própria festa de casamento dela, que será em setembro desse ano... rs - e todos os dias recebo mensagens com sugestões bacanas que combinam exatamente com a descrição que passei para ela.

- Delícias de Campos (buffet): A Ana Paula é super atenciosa e esclarece todas as nossas dúvidas com muita paciência, dá dicas sobre o que funciona e o que não, dá sugestões interessantes e, como se não bastasse, tem um dos melhores preços. Também já fiquei sabendo que ela sempre prepara uma surpresa para o dia do casamento, e até hoje só ouvi elogios à respeito do seu trabalho.

- Ana Salinas (bolo, cupcakes): Rápida, atenciosa, demonstra que sabe o que está fazendo e faz bem. Passa a segurança que a gente precisa tanto na pessoa que vai fazer nada mais nada menos do que o BOLO. No meu caso, os cupcakes...rs.

Por enquanto é isso. Mas vai que um dia desses eu acordo novamente de ovo virado e acabo dando os nomes dos que não valem à pena...
Sabe como é mulher, né? Tem esse lance dos hormônios e tal...
Não seria bem mais bacana se todos fizessem o seu trabalho da maneira correta? Trabalho esse que, invariavelmente, começa no orçamento. A partir desse primeiro contato você pode entrar na listinha tanto dos in, quanto dos out. Então, pensem bem nisso. A primeira impressão é a que fica.

0 comentários:

Noivas Online